Spirulina: Para que serve o alimento da Nasa?
Se você quer saber para que serve a Spirulina e como ela pode mudar sua saúde, recomendo ler esse artigo até o final e ficar por dentro de tudo sobre o assunto.
Como todo mundo sabe, o consumo exagerado de alimentos industrializados prejudica muito a saúde no médio e longo prazo.
De alguns anos para cá, as pessoas começaram a se informar sobre isso, e lentamente, uma mudança se processa a cada dia.
A busca por formas mais naturais de alimentação, o consumo na medida certa de nutrientes e vitaminas essenciais tem contribuído para a melhora da saúde em um espaço de tempo até curto.
Nessa vertente de “volta às raízes” e maneiras naturais de controlar doenças e melhorar a qualidade de vida, muitos estudos são realizados.
Para quem não conhece, existe uma série de alimentos que são chamados nutracêuticos, que são aqueles que promovem a melhora e prevenção de várias doenças, sem os efeitos colaterais de produtos químicos.
Dentre esses alimentos podemos destacar a spirulina, que vem sendo consumida largamente, desde que foram descobertos seus benefícios para o corpo humano.
O que é a Spirulina?
É uma cianobactéria, organismo unicelular que era conhecida anteriormente como “algas azuis”.
As mais comuns fazem parte do gênero Arthrospira, destacando-se a platensis e a máxima, que antigamente faziam parte do gênero spirulina, de onde vem o nome do superalimento na atualidade.
Spirulina é um alimento tão completo que foi considerada pela ONU como sendo o alimento do futuro para a humanidade.
O mais interessante é que a utilização dela como alimento não é atual, pois os astecas já consumiam e culturas da região do lago Chade também usavam a spirulina na forma de bolos.
Os moradores das margens do Lago Chade extraem a cianobactéria para consumo próprio, e a partir de 2007 começaram a explorar a parte comercial para melhorar as condições de vida das mulheres mais pobres da localidade.
Mas, para que serve a Spirulina e por que é considerada superalimento?
O produto possui 55% e 70% de seu peso seco representado por proteínas principalmente com composição altíssima de aminoácidos essenciais.
Possui entre 8 e 14% de hidratos de carbono como polissacarídeos e monômeros como galactose, manose, ribose e glucose.
Perto de 6% de sua composição é de lipídios, porém esse elemento depende de como a spirulina é cultivada, mais especificamente está relacionado a quantidade de nitrogênio e luz no cultivo.
Algas cultivadas com menor quantidade de luz tendem a ter uma quantidade maior de lipídios.
A spirulina possui baixo conteúdo de ácidos nucleicos, o que permite que seja utilizada para o tratamento de pessoas com histórico de gota, pois os ácidos nucleicos metabolizam ácido úrico que é prejudicial para esses pacientes.
A spirulina é o organismo não animal que possui a maior concentração de cobalamina, ou vitamina B12, porém não é a ativa nos seres humanos.
Também possui concentração elevada de beta caroteno que é a pró-vitamina A.
Para que serve a Spirulina? Por que devemos consumir?
Agora que você já viu como a spirulina possui nutrientes e vitaminas essenciais para nosso organismo, está na hora de ver como isso age no nosso metabolismo.
1 – Sensação de saciedade
Uma das propriedades de para que serve a Spirulina é que o consumo dela antes das refeições, aumenta a sensação de saciedade.
Com isso, a quantidade de alimentos consumida é menor, permitindo que a pessoa consuma apenas o que é realmente necessário para saciar o organismo.
2 – Aceleração do metabolismo
A spirulina pode ser usada como alimento pré treino, pois ajuda na obtenção de força, recuperação muscular e resistência.
Através de um processo natural de aceleração do metabolismo ela aumenta a oxidação de gordura e reduz a formação de ácido lático na musculatura, permitindo controlar o cansaço e a fadiga.
3 – Ação antioxidante
O excesso de toxinas no organismo faz com que a formação de radicais livres aumente e se intensifique.
A spirulina é um desintoxicante natural e por isso promove uma ação de antioxidação das células prevenindo o envelhecimento precoce.
4 – Ação anti-inflamatória
Dentro das qualidades principais de para que serve a Spirulina temos a ação anti-inflamatória pela ação dos pigmentos que desintoxicam o organismo.
Com menos toxinas o nosso corpo fica mais protegido de inflamações e surgimento de doenças comuns dos seres humanos como gripes, resfriados e viroses.
5 – Ação anti-hipertensiva
Devido a ação dos compostos bioativos presentes na spirulina, ela promove a produção de oxido nítrico que ajuda na dilatação e relaxamento dos vasos sanguíneos.
Isso promove a redução da pressão arterial e, de quebra, ajuda a prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares.
6 – Controle do colesterol e triglicerídeos
Já é comprovado cientificamente, pela realização de estudos específicos, que spirulina é capaz de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis de colesterol bom (HDL).
Além disso ela também controla e reduz os níveis de triglicérides, diminuindo o risco de aterosclerose e também prevenindo o surgimento de doenças do coração.
7 – Aumenta a imunidade
Spirulina é usada largamente para tratar funções importantes do sistema imunológico, prevenindo e melhorando uma série de desordens.
Através da estimulação na produção de anticorpos e citocinas, a atividade das células de vigilância da imunidade é aumentada.
O beta caroteno e a ficocianina presentes na spirulina, estimulam o incremento da resposta imediata dessas células e ainda combatem a ação dos radicais livres.
8 – Ajuda na perda de peso
Outra das grandes realizações de para que serve a Spirulina no nosso organismo, está o auxílio do emagrecimento.
Com o controle da fome, a ação antioxidante, a diminuição do colesterol ruim e dos triglicérides, e a oxidação da gordura, pessoas que tomam spirulina frequentemente relatam diminuição efetiva do peso.
Além disso, como a spirulina promove o aumento da energia, a pessoa acaba mais disposta para a prática de exercícios o que também ajuda no controle da obesidade.
Para se beneficiar de todas essas propriedades é preciso consumir spirulina diariamente, seja na forma de pó, ou em cápsulas.
A empresa Spigreen é líder de mercado no cultivo e produção do suplemento puro de spirulina Spi Force que poderá ser o coadjuvante de saúde que você estava procurando.
Fontes:
ANDRADE, Michele da Rosa and COSTA, Jorge Alberto Vieira. Cultivo da microalga spirulina platensis em fontes alternativas de nutrientes. Ciênc. agrotec. [online]. 2008, vol.32, n.5 [cited 2020-04-24], pp.1551-1556. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000500029&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1413-7054. https://doi.org/10.1590/S1413-70542008000500029.
Jung, Friedrich & Krüger-Genge, Anne & Waldeck, P. & Küpper, J.-H. (2019). Spirulina platensis, a super food?. Journal of Cellular Biotechnology. 5. 43-54. 10.3233/JCB-189012.
Vidya Banakar, Qumre Alam, Rajendra SV, Aman Pandit, Acquline Cladious, & Gnanaprakash K. (2020). Spirulina, The Boon of Nature. International Journal of Research in Pharmaceutical Sciences, 11(1), 57-62. https://doi.org/10.26452/ijrps.v11i1.1782.
Gostaria de saber valores
Olá Antonia,
Você consegue saber os valores por aqui: https://store.spigreen.com.br/